8 de jul. de 2011

Academia de Lutas em Ponta Grossa.

Fonte: Publicado por focafotouepg dia 7 de Junho de 2011.
As academias em Ponta Grossa, na grande maioria, dedicam-se à musculação e aeróbica. Mas mesmo assim, encontramos algumas especializadas em lutas. Algumas delas são: Bioativa, Barracão 33, Noguchi, Pinheiro’s, entre outras.  Conheça duas delas, a Academia Noguchi e a Escola Pinheiro’s.
A academia Noguchi tem apenas dois anos na cidade de Ponta Grossa, mas já está localizada na capital paranaense há 35. Teve entre seus alunos aquele que é considerado o maior lutador de MMA (Mixed Martial Arts) da atualidade, Anderson Silva. Aqui na cidade trabalham com o Muay Thai, boxe e karatê. Hoje, têm 57 alunos, no entanto nenhum com destaque regional. “É difícil conseguir patrocínio. O MMA vem crescendo e deve explodir agora com o UFC-Rio, ai a gente espera que com a mídia em cima essa situação melhore” conta Valter L. Silva, “Valtinho”, instrutor da Noguchi, que já recebeu proposta para dar aulas em New Jersey, porém recusou por motivos familiares e idade avançada. “Eu já tenho 37 anos, filhos pra criar, mulher pra sustentar, se eu fosse mais novo até iria, agora não dá mais não”.
A Escola Pinheiro’s fica na Rua Comendador Miró, 652, no centro de Ponta Grossa. Quem ministra a academia é Sideval Pinheiro, que é Grão Mestre de Muay Thai. As lutas que a academia proporciona são: Muay Thai, MMA, Boxe, Asamco e Hapkido. Sideval tem 40 anos e é formado em Educação Física. Possui “Kruang” (cordão trançado) preto. Começou no Muay Thai com 20 anos. Praticava Karatê no exército, saiu do exército em 1990, iniciou o Muay Thai em 1992. Treinava no mínimo 4h por dia. Fundou a escola Pinheiro’s em 2007. Mas, anteriormente, deu aulas em outras academias da cidade, e até mesmo já tinha aberto seu próprio negócio em outro local. Sideval sempre viu o Muay Thai como uma filosofia de vida e diz que a arte marcial, além de dar resistência corporal, ajuda as pessoas. Para ele, as lutas auxiliam no próprio dia-a-dia.
A procura pelas lutas na academia é grande, na Escola Pinheiro’s aos sábados, por exemplo, há umas 40, 50 pessoas treinando. A academia também participa de campeonatos em Ponta Grossa, Curitiba e aonde houver oportunidades.
Texto e fotos: Nicoly França Edgar Ribas, Éder Traskini, Andressa Elesbão